image.jpg

 

Nesse fim de semana fui conhecer o Lavandário, um sítio totalmente dedicado ao plantio de lavandas. O terreno fica em Cunha e, segundo a proprietária Fernanda Freire, têm condições geográficas semelhantes às da Provence, frio, mas ensolarado e separado do mar apenas por montanhas. 

O lugar tem mesmo todo aquele charme que a gente imagina ao pensar em uma plantação de lavandas. Logo que você toda a campainha e adentra o sítio, o carro é dominado pelo perfume da flor. E então, no meio da plantação, uma casa com grandes janelas azuis e um terraço amplo te esperam com chazinhos, sorvetes e outras iguarias feitas de lavanda. Também dá pra comprar produtos pro corpo, mudas e especimes secos. Quem tiver com tempo, pode ligar e agendar uma massagem feita com óleo essencia, claro.

O local planta seis diferentes espécies de lavanda. O foco é a extração do óleo essencial, realizada lá mesmo. De 80 quilos colhidos, é produzido apenas 500 ml. A Fernanda contou que ter um lavandário nem sempre foi seu plano. Mas em 2011, quando uma amiga sugeriu que ela comprasse o terreno, a ideia das lavandas veio à cabeça. "Comprei umas 10 mudas no Ceasa e plantei", ela me contou. As lavandas se adaptaram rapidamente ao clima, então Fer anda resolveu estudar o tema a fundo. Hoje, os arbustos que ocupam os 96 mil m2 são filhos dessas primeiras mudas.

 

Espécie neozelandeza, na cor fúcsia

Espécie neozelandeza, na cor fúcsia

O espaço é aberto para visitação de sexta a domingo e eles recomendam que você aproveite o pôr-do-sol. As informações completas sobre O Lavandário, dicas sobre como cuidar da sua muda e dados sobre cada espécie estão no site, www.lavandario.com.br/

O berçário de lavandinhas

O berçário de lavandinhas

A casa principal, que tem um café e produtos à base de lavanda

A casa principal, que tem um café e produtos à base de lavanda

Comment